quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Quero saber, quero entender, quero ter

Será que eu, como eleitor e acima de tudo cidadão brasileiro, tenho o direito de receber informações que o Congresso Nacional tem?
Nada de informações privilegiadas.
Em 22/11/2007, através do "FALE CONOSCO" do site da Câmara dos Deputados, enviei o seguinte pedido:

"Senhores,
Gostaria de receber a relação dos parlamentares (partido e UF) e seus votos (sim, não e abstinência) em todas as votações referentes à CPMF, desde sua criação.
Caso não tenham como me atender, peço que me informem em qual site eu consigo essa informação, que é um assunto de muita importância para mim. Que sou um eleitor buscando compreender o processo de votação deste tema e de todos os parlamentares e partidos envolvidos.
Sem mais para o presente, agradeço a atenção."

Pelo qual recebi o número de protocolo A737324694
E agora? o que será que vai acontecer? Não percam os próximos capítulos

terça-feira, 13 de novembro de 2007

2014

Tenho visitado, sempre que posso, em minhas leituras diárias o blog do Sr. Marcos Guterman, competende jornalista do Jornal Estado de São Paulo. Gosto dos posts que ele publica. São leves e de altissima qualidade.
Por acaso, eu estava pesquisando algo sobre mascotes das copas e caí em um artigo do Marcos, que eu não havia lido e que ele brilhantemente intitulou Copa do Mundo: começa a “guerra civil” (30.10.07).
Lido post e comentários, não consegui ficar sem escrever algo (o que nunca fiz). E acabei soltando o seguinte:

Nossa!
O mais triste de tudo, é ler os comentáios e constatar a falta de informação do nosso povo! Todo mundo fica sonhando com um Brasil (e em alguns casos BRAZIL) de primeiro mundo e não se liga nos fatos. A FIFA, bem ou mal, é uma entidade européia. É exigência para realização de uma copa, investimentos pesados em educação (o que na verdade, não soluciona muito, a ver os comentários, nosso povo não busca informação, não lê) e vive de retóricas.
É muito ruim precisar de um evento, para que aconteçam reformas de "infra", no país (e na África do Sul vem acontecendo isso).
Afinal de contas, acho que esse post apenas é para dizer de como a política (não importa o lado), sabe usar muito bem os grandes eventos como forma de propaganda.
Agora, esse negócio de CPMF já tá muito chato! Pois o que vejo, é que os que agora defendem o fim do "imposto do capeta", em outros tempos, não só criaram, como defenderam sua manutenção. QUE TAL PESQUISARMOS A RESPEITO???
É triste saber que o país que eu tanto amo, antes de quaisquer reformas de infra, contruções maravilhosas ou ampliação da rede de saúde, educação, acesso à cultura e outras tantas reformas, necessite de não um, mas de vários "choques de gestão", no caráter, na honestidade e principalmente de inteligência!
Infelizmente, não torcemos por um país melhor (em qualquer área, que seja) e sim, torcemos por grupos e facções. A ou B, esquerda ou direita, barbudo sem cultura ou bonzinho enganador.
Continuemos assim!!! E viva a bandalheira do voto de cabresto, os currais eleitoreiros, o populismo, a troca de favores e as "viúvas de candidatos".
VIVA O VELHO NOVO BRASIL! VIVA O BRASIL DA COPA!!!

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Deputados que retiraram assinatura da "CPI do Corinthians"

ANTES DE TUDO, GOSTARIA DE DEIXAR BEM CLARO QUE OS DADOS AQUI DISPONÍVEIS, SÃO DADOS FORNECIDOS POR TERCEIROS (VERIFICAR FONTES NOS ARQUIVOS ANEXOS), TENDO SIDO ATUALIZADOS ATÉ 08/11/2007 - 20:21

Só mesmo nossa política para nos "presentear" com hábitos, digamos que, pouco saudáveis...

Proponho que você, querido visitante, assine um abaixo assinado. Qual a primeira coisa que você faria?

Normalmente, seria LER o conteúdo desse "abaixo". Se informar a respeito do tema, que benefícios propõe, a quem beneficiará, a quem atinge e definitivamente, em quê vai mudar na sua vida e na vida da sociedade a qual você está inserido. Traduzindo... É útil, necessário, dentro da lei, honesto, etc?

Ou vai assinar sem ler, confiando, apenas na minha aparência, no meu discurso e etc?

Gostaria de lembrar que uma CPI é uma questão de última hora e extremamente SÉRIA! Pelo menos deveria ser assim!

Pois bem, vejam só o que esses senhores fizeram (e isso é hábito comum), ao tratar de um assunto importante, pois envolve corrupção, evasão de divisas, estelionato, prejuizo a um setor, quase que roubo.

Todos sabem que se os impostos sobem, se impostos provisórios se perpetuam, se "falta dinheiro", alguns dos maiores motivos são porquê tem gente sonegando, roubando e etc. Então, se não houver uma investigação para descobrir por onde a "água escoa" não haverá como interromper esse ciclo. É por isso que foi proposta mais essa CPI. Para evitar que quem não "ande dentro da lei", seja beneficiado não pagando a parcela que lhes cabem, acarretando mais impostos e sacrifícios para as pessoas que cumprem as leis.

E se deixarem isso passar, como é que ficam as outras equipes de futebol? E o "torcedor-cidadão". Que paga para ir aos estádios, compra produtos licenciados, compra pay-per-view e descobre que naquele ano, houve maracutaia? Isso não envolve "apenas" as partes fiscais, tributárias ou administrativas. Fere também, mesmo que indiretamente, o estatuto do torcedor, a time-mania, loteria esportiva, questões de ética e outras tantas que se pesquisarmos a fundo, o ideal seria prender todos os envolvidos e então sim, investigar quem é quem nesse balaio de gatos. Gatos??? Que nada! Balaio de corruptores e corrompidos.

Vamos ao que interessa! São 105 fujões!!! (até então, o número era esse)

Não há como me expressar de forma diferente, pois como eleitor-cidadão, e acima de tudo, patriota (mesmo sabendo que um mundo de gente se esqueceu como é ser assim) estou indignado. Na minha concepção, um representante da população tem a obrigação de ler e consultar com o "seu jurídico" e "seu estratégico" antes de assinar ou se comprometer em qualquer tipo de conchavo, acordo ou uma "simples" lista.

Afinal, como todo parlamentar gosta de frisar (pelo menos em épocas de aumento do próprio salário), o cargo que eles ocupam é de extrema responsabilidade. Assim sendo, o cargo desses senhores, exige estudo de cada caso proposto, análise (não é prá isso que têm tantos acessores?) fria e de forma moderada, pesquisa e concordância com suas bases eleitorais, partidárias e filosóficas. De outra forma, nós eleitores, somos levados a crer que estão aí em Brasília, defendendo outros interesses que não os nossos.

O que eu disse nos 2 últimos parágrafos, servem para por por terra quaisquer justificatifas como, "assinei num momento de calor", "nós não sabíamos exatamente as complicações legais" e algumas outras.

Me ocorreu uma outra desculpa, que eu não quero acreditar que alguém sequer pensaria em vir a público dá-la - "Bem... Como todos sabem, estamos qualificados a receber a Copa de 2014. Então, um escândalo que essa CPI poderia criar deixaria o Brasil de 'calças curtas'. Foi por isso que tirei. Quero dar a Copa ao povo Brasileiro". Talvez tenha sido essa desculpa (entre outras mais), que os lobbystas da CBF e governadores usaram para convencer os "fujões". Isso é um absurdo, uma mentira deslavada!!!

Proponho que o leitor faça como eu. Mande e-mails para todos os deputados que "sairam" da lista, perguntando os motivos que os levaram a assinar e depois a "desassinar" o pedido de CPI. Para isso, clique aqui para visualizar a lista dos "deputados fujões".

Se quiserem buscar mais informações e confrontá-las com a orientação dos partidos, mande e-mails questinando aos partidos políticos, se eles orientaram aos seus deputados a assinarem ou não. Clique aqui para visualizar a lista dos partidos dos "deputados fujões". Essa lista é interessante, porque mostra a proporção de cada partido na ora de retirar as assinaturas.

Clicando aqui, você tem a lista que mostra em quantitades e em percentuais, como anda "a correria dos senhores deputados" de acordo com os estados em que foram eleitos.

Vocês podem achar complicado mandar e-mails para esse mundo de gente e partidos. Mas não é não! Para ajudar, criei um arquivo que você pode baixar clicando aqui, que contém todos os e-mails dos 105 deputados e dos seus partidos. Basta copiar e colar em seu programa de e-mail.

Agora tá fácil! Crie o texto do seu e-mail pedindo as devidas explicações e em seguida copie e cole os endereços.

Como não sou nenhum anarquista, "do contra" ou xiita, deixo aqui embaixo um espaço para a explicação dos partidos e outro para a explicação dos senhores deputados. Na medida em que forem chegando, irei publicando-as aqui.

Mas de qualquer forma, pelo sim ou pelo não, já anotei o nome de todo mundo aparece na lista. Afinal, as eleições podem até parecer que estão longe, mas eu... TÔ DE OLHO NO 6!!!

ESPAÇO PARA A RESPOSTA DOS PARTIDOS

PTB:
"Obrigado por fazer contato. A CPI do Corinthians foi extinta.
Acesse o nosso portal www.ptb.org.br" - Que foi extinda, estamos carecas de saber!!! O que queremos saber é qual foi a orientação que o partido deu aos seus parlamentares.

ESPAÇO PARA A RESPOSTA DOS DEPUTADOS

DEP. PAULO HENRIQUE LUSTOSA (dep.paulohenriquelustosa@camara.gov.br): " O apoio à CPI, no primeiro momento, teve por propósito mostar a importância que se dava ao tema e a necessidade do Estado de dar agilidade aos procedimentos investigativos, entretanto, os debates em torno da constituição da CPI evidenciaram um caráter muito mais político de que efetivamente investigativo, indicando uma tendência à partidarização das discussões e a sua posterior conversão em arena para espetáculo de alguns, por conta disto, achei não mais conveniente manter meu apoio à comissão.
Paulo"

DEP. PEPE VARGAS (dep.pepevargas@camara.gov.br): "Em primeiro lugar quero informar que um único blogueiro e um só jornalista (que infelizmente acabou não colocando minhas razões) me perguntou os motivos do meu recuo. Acredito que só há honestidade jornalística dessa maneira. Não é honesto jornalisticamente, ao meu ver, apresentarem-se justificativas para a posição de qualquer agente público ou qualquer pessoa, sem que esta pessoa tenha sido ouvida. É o que li, infelizmente, em vários textos a respeito deste assunto, apresentando minhas motivações sem que eu tenha sido ouvido. Sendo assim, tua mensagem me permite esclarecer.

Retirei a assinatura, porque me arrependi de ter assinado. Nada tem a ver com pressão de Ricardo Teixeira ou seu enviado à Câmara dos Deputados. Não fui procurado por ninguém dessa turma. Não possuo nenhuma relação política com a CBF. Sou completamente favorável ao aprofundamento das investigações em torno da lavagem de dinheiro no futebol. Porém, percebi que a CPI que estava proposta aqui no Congresso em nada ajudaria nisto. A propósito, as duas anteriores a respeito do futebol foram um fracasso e mesmo que tenham produzido elementos para auxiliar a justiça, não temos assistido avanços.
Assim, me parece que a investigação levada a cabo pela Polícia Federal, Interpol, Ministério Público e outros órgãos possa ser muito mais eficiente e menos demagógica que a CPI, que nem mesmo tinha nascido e já dava sinais de se desviar por disputas políticas que não levariam a nada. E, devemos cobrar que a justiça, com fartos elementos, não só do Corinthians, mas da CBF, etc, etc, cumpra seu papel.
É verdade que também houve o argumento por conta do disque-disque em torno da questão Copa do Mundo, mas não foi esse o principal motivo.
Quem conhece minha trajetória de homem público sabe que não há nenhuma chance de minha posição estar ligada a conchavos como os que estão denunciados em matérias jornalísticas, colunas de jornal, blogs e outros, que teriam acontecido nos bastidores do Congresso Nacional.
Atenciosamente,
Pepe Vargas"